sábado, setembro 01, 2012

Ao amigo Gleidson

Olá Aldo, aqui é o Gleidson. tudo bem?

Saúdo-lhe e faço uma correção: esse processo de avaliação foi solicitado, penso, pela SEE, pois no CEAN também tive que escolher cinco entre os melhores alunos para tal. Quem sabe agora haverá um retrato mais fiel da relação professor-aluno.

Um abraço!

Gleidson, penso que a correção não é pertinente, porque, em uma reunião com o professor-diretor do ensino médio, Josenir Calixto, eu propus a ele aluno avaliar professor.

Ele gostou da ideia a ponto de levá-la à rede estadual.
Sobre aluno avaliar professor, eu falo na escola HMM e escrevo neste blogue há muito tempo. A professora Osmarina chegou a realizar, mas não continuou.

Há anos defendo os conselhos de classe e de turma, mas pouco se avançou na escola, pouco.

Há anos defendo gincanas de conhecimento na escola, mas pouco se avançou, ou melhor, quase nada.

Há anos defendo a ideia de o aluno escolher seus melhores professores para o terceiro ano, mas nada se avançou nisso.

Há anos defendo outra democracia escolar. Há anos defendo a função de coordenador por meio do mérito também.

Há menos tempo digo aos alunos criarem facebook para que critiquem com ética a escola e os seus professores, mas eles não perceberam ainda a importância disso.

Para mim, aluno deve ter a permissão do professor para que aulas sejam filmadas e jogadas na rede, mas o aluno não percebeu a importância disso.

A Secretaria de Educação deveria não só incentivar, mas também recompensar escolas que apresentam ótimos sítios (site), expondo, por exemplo, a escola em todos os sentidos, com vídeos de aulas, seus gastos, suas atividades, planejamento de professores, planos de aula, notas do Enem, notas do Ideb.

Ainda sobre as escolhas dos alunos, penso que o processo de escolha pode ser aperfeiçoado, mas é um começo, uma iniciativa da SEE após uma reunião com a escola HMM.

2 comentários:

Unknown disse...

Um esclarecimento, uma boa notíci a e um convite

Professor Aldo, na dúvida, não custa esclarecer: esse Gleidson aí do comentário, bajulando a SEE, não sou eu, Gleyson, professor da escola Leôncio de Carvalho.

A propósito, finalmente consegui concluir o site (ou sítio) do nosso projeto, veja: http://www.liternautas-ac.com.br/

O debate sobre a educação pública cuja pretensão de realizar eu havia comentado com você está previsto para acontecer no dia 25 de setembro (vai depender da data para a semana de provas acontecer), à tarde, no auditório da SEE. Você poderá participar? Reforço aqui o convite, pois sua presença é imprescindível para termos um debate verdadeiro e de bom nível.

Conte com a sua participação e a de seus alunos em meu site.

Um abraço!

Gleyson Moura.

José, professor de matemática disse...

Aldo, grato pela resposta.

Mas querido, entenda: Não levantei hipótese acerca da origem da idéia, tampouco a atribuí a SEE. Apenas comentei que o processo está presente em outras unidades de ensino. Cabe lembrar que estava na HMM e conheço suas idéias de perto, portanto não intento mascarar a realidade: várias boas idéias podem estar sendo aproveitadas sem que o devido crédito seja dado ao seu originador.

Ao profissional (espero ter acertado) Gleyson Moura: Pela grafia do nome, pode-se nitidamente perceber que somos pessoas distintas. E espero sinceramente que não seja professor de Língua Portuguesa, visto que rotular-me como bajulador após ler meu comentário revela incapacidade de interpretar tão poucas linhas. Desejo-te crescimento profissional e sucesso.