terça-feira, setembro 11, 2012

Retorno 3


Faltam 3 dias. Na madrugada de sexta-feira, meus pés se separarão deste chão que me sustentou durante 20 anos.

Em março de 1992, conheci um lugar chamado Acre para ficar quatro anos. Contei até 20.

Foram 24 meses em Cruzeiro do Sul e 18, em Rio Branco.

Eu nunca soube viver nesta parte de meu país, porque me expus demais, falei demais; mas, se fosse para retornar ao passado, faria tudo da mesma forma, porque levo comigo amigos, amigas; levo comigo homens e mulheres. Levo gente em minha memória.

Espero que o Senhor, nosso Deus, permita que eu escreva sobre o Acre em uma tese de doutorado. Guardo anotações.

Amo esta parte do Brasil, e isso não significa deixar de criticar a sociedade acriana. Conheci muita gente boa. Conheci gente que nasceu em seringal e que possui espírito nobre, por exemplo, Irlessi, uma jovem do curso de Pedagogia, aluna que assistia a minhas aulas para receber 9, 10 pontos.

Acre. Gosto do sabor acre.

Nenhum comentário: