domingo, dezembro 02, 2012

Eles são os mais responsáveis

Há um discurso que joga cada letra culpada na imagem do professor. É ele quem precisa assistir aos cursos da secretaria para qualificar a educação pública.


O professor precisa se capacitar.

No entanto, o dinheiro que chega à escola independe dos professores, muito menos o modelo de gestão escolar ou a quantidade de aluno em sala de aula.

Mas quem capacita os políticos acrianos?

A escola pública depende de políticas públicas acima de interesses partidários. A falta de qualidade de ensino, por exemplo, depende, e muito, de homens públicos.

São eles quem coloca em sala 45 alunos e são eles quem dobra a quantidade de turma. No estado, professores lecionam para mais de 20 turmas. Um professor de Língua Portuguesa leciona para 10.

Em países desenvolvidos - Inglaterra, por exemplo -, em sala há 15 alunos, governador.


Uma fonte da secretaria afirmou a mim que o estado tirou a semestralidade do professor com a uma única finalidade: economizar.

No entanto, essa mesma secretaria sabia, segundo dados, que os números indicavam menos qualidade de ensino com a anualidade.

O PT e o PC do B jamais colocaram a semestralidade em debate na sociedade acriana. A relação entre professor e secretaria sempre foi vertical.

O professor é submetido a cursos infecundos do estado para, conforme dizem, se capacitar.

Quem, entretanto, capacita os discursos políticos de nossos homens públicos na Assembleia Legislativa?
   

Nenhum comentário: