terça-feira, setembro 10, 2013

Íris, de 10 anos (1)

Uma menina linda e faladora, sua linguagem oral é muito esperta e sua escrita muito organizada.

Ela aceitou praticar comigo a prática da escrita. Repare na redação de Íris.

Texto organizado de uma menina de 10 anos
A escola, quando é organizada, quando sabe o que quer, sabe também organizar a produção textual dos seus alunos.

O texto da Íris pode ser melhorado mais ainda, e começaremos com o primeiro parágrafo.

Parte 1
Nasci no dia 26/11/2002, hoje tenho dez anos e estudo na unidade SESI de Jacarepaguá, comecei estudar esse ano no SESI por isso não tenho muitas amigas, tenho o meu grupo na escola que é composta por oito meninas.

Minha primeira observação é a repetição de termos, no caso, do verbo "ter". Penso que ampliar o vocabulário e entender o seu uso no texto relaciona-se a um dos exercícios da inteligência.

Pedi a ela para refazer a primeira parte.

Parte 1 refeita
Hoje tenho dez anos :fiz dez anos ,hoje estou com dez anos por isso ñ tenho muitas amigas:por isso ñ conquistei muitas amigas , por isso ñ conheci muitas amigas, por isso ñ consegui muitas amigas.
Ela não se limitou a evitar a repetição verbal, precisarei conversar com ela pessoalmente, porque ela mudou a ideia.

O que proponho é manter a ideia com outro verbo no texto. 

Vamos ver como fica em Íris, de 10 anos (2)   

Nenhum comentário: