Nesta semana, na terça-feira, demos continuidade à leitura de Lavoura arcaica. Abrimos dicionários para encontrar o significado mais adequado ao texto. Marcamos alguns aspectos gramaticais que se relacionam à produção de texto, por exemplo, uso do pronome oblíquo. Percebam o uso no texto, não pedirei classificação.Na quarta, aula de Literatura, interpretamos uma poesia, sem que eles soubessem período literário, autor. Só o texto. Mais uma vez, fomos ao dicionário a fim de encontrar o significado mais adequado. Vocabulário para ser usado em uma redação. Observamos, também, o uso do pronome oblíquo. Saber abstrair. Imaginar. Interpretar.Na quinta, toda quinta, aula de gramática: uso da vírgula por meio da Ordem Sintática Direta, prática que elimina 90% dos problemas de vírgula. Para tanto, não frases-oracionais isoladas, desarticuladas, mas a leitura de um texto. Qual o conteúdo? Qualquer um? Ler sobre Lavoura arcaica e, mais uma vez, também, marcações gramaticais relacionadas à organização textual, por exemplo, uso do pronome. Na sexta, sempre produção textual. Hoje, observamos a seqüência lógica de raciocínio de duas introduções. Para tanto, um exercício muito próprio. Faltam 12 introduções. Sistematização. Massificação. Por que essa construção sintática surge depois dessa? Especificar idéias. Partir do geral para o específico. Na sexta anterios, reconstruir a introdução. Faz. Refaz. Observação. Erros mais comuns. Escreve-se no quadro-negro. Observa-se. Não quero os verbos ser, estar e ter na introdução. Busque no dicionário outro verbo. Ampliar vocabulário. Abra o dicionário! Falei sobre vírgula, corrija seu texto. Essa palavra não é escrita assim. Vá ao dicionário. Idéia geral, não quero. Especifique-a!Refazer. Refazer. Refazer. Mais tarde, no desenvolvimento, uso do gerúndio, do particípio regular. Apostos antecipados. Aponto isso no texto, no romance. Antes disso, introdução, modelo. Refazer. Refazimento. Falta o pronome oblíquo. Use-o no texto.Escrever se aprende escrevendo. Leciono para ser lembrado como um professor que exige, mas, antes, que se exige. Quero ver esses jovens vitoriosos e não há vitória sem esforço, disciplina, sistematização, garra, paixão pelo que faz. Quero, ainda, mudar o mundo, e ele começa em minha sala de aula.
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