quinta-feira, julho 05, 2007

Matéria de Josafá Batista

Sinteac pede e governo suspende
projeto que dá isonomia à educação

A tramitação do projeto de lei que dá isonomia salarial aos servidores da educação estadual em relação às demais categorias está suspensa a pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteac). Motivo: a instituição alega desconhecer o teor do projeto. A isonomia é a principal reivindicação do Sinteac desde o primeiro mandato de Jorge Viana.

O projeto foi enviado para votação na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) e apresentado na terça-feira à imprensa pelo líder do governo, deputado estadual Moisés Diniz (PC do B).

Ao ver a repercussão nos jornais, o presidente do Sinteac, Manoel Lima, pediu para ver o projeto e também discuti-lo com a categoria. Foi atendido rapidamente.

“É verdade que o teto desejado foi atingido, o que falta saber é como o governo pretende pagar o reajuste. Pode haver parcelamentos, em várias vezes, inclusive. Isso não foi explicado e muito menos decidido com a categoria. Assim, pedimos uma reunião com a equipe do governo e vamos submeter o projeto à deliberação dos servidores”, disse Manoel Lima.

A reunião entre a nova diretoria do Sinteac e a equipe de governo foi marcada para hoje. A assembléia com a categoria deve ser convocada ainda nesta semana, de acordo com Manoel Lima.

Uma das reivindicações da categoria deve causar polêmica: a progressão dos salários até R$ 3.183. Na proposta do governo, o teto chega a apenas a R$ 3.002.

Uma das propostas do Sinteac, segundo Lima, será a implantação de uma gratificação recebida pelos demais servidores das demais carreiras estaduais, chamada VP, para complementar a proposta do governo até o valor desejado. A própria proposta, porém, pode causar nova polêmica. É que a VP não conta para os cálculos de aposentadoria, por exemplo.

Nenhum comentário: