quarta-feira, julho 04, 2007

Breve Simbolismo


Na foto, Mallarmé (1842-1898)

No Ideal, expressei-me sobre alguns conceitos do Simbolismo, um deles: subjetivismo. Esse encontra-se no Romantismo e o narrador naturalista o nega.

Na aulas de Literatura, certos professores colocam palavras sobre Simbolismo, mas não pensam sobre conceitos. Bem mais do que palavras, características de época, a aula de Literatura precisa pensar sobre conceitos.

Se digo ao aluno que o Simbolista é subjetivo, pouco importa como característica. A palavra, como afirma Bakhtin em Marxismo e Filosofia da Linguagem, mais do que significado, ela tem uma função; ela é um signo ideológico. Nietzsche viu isso antes do russo.

Em Signos em Rotação, de Octavio Paz, o autor afirma que a missão do poeta é "restabelecer a palavra original", ou seja, por meio da poesia, a palavra não se encontra doente de vulgaridade.

É preciso, portanto, pensar a palavra subjetivismo. Se formos abrir um dicionário greco-latino, (des)cobriremos que "sub" significa "profundo" e há uma relação com "alma". Em outros termos, o mundo interior do eu simbolista apreende e elabora a vida, não se submetendo à padronização da realidade externa.



Nenhum comentário: