Grande amor
Grande amor, grande amor, grande mistério
que as nossas almas trêmulas enlaça...
Céu que nos beija, céu que nos abraça
num abismo de luz profundo e céreo.
Em quatro aulas, concluí a compreensão sobre o soneto de Cruz e Sousa. Concentrei-me em quatro aspectos: organização sintática, significado de palavras, sentido de conceitos e relação entre termos.
Dessa forma, encontramos o verbo que dá ação ao sujeito a fim de colocar os dois primeiros versos na ordem sintática direta: grande mistério que enlaça as nossas almas trêmulas...
Colocado na ordem direta, a próxima etapa, o significado das palavras, no caso, trêmulas, enlaça e céreo. O aluno consulta o dicionário e, diante de muitos sinônimos, escolhe o mais adequado ao texto poético.
Alma, por exemplo, é conceito e, para tanto, precisamos encontrar um sentido original a partir de outras leituras. Por ser inerente ao Simbolismo, alma não basta em um dicionário, mas se amplia na mitologia de Eros e Psiquê e nA República, de Platão.
Por último, a combinação entre as partes, por exemplo, grande amor-mistério-céu ou enlaça-beija-abraça.
Evidente que tais procedimentos implicam uma relação com o texto dissertativo: sintaxe, vocabulário, conceito e relação entre as partes.
Depois, os alunos tiveram que escrever um texto-interpretação sobre a primeira estrofe.
Um comentário:
..E aí prof°!!..Adoramos seu blog, contém idéias super precisas e sadias..valeu o esforço viu!!!...bjo Elaíne 2° ano D
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