sexta-feira, setembro 25, 2009

Blogue aberto a Moisés Diniz

Deputado,

Li com muita atenção a matéria sobre seu projeto, publicada neste blogue (abaixo). Trata-se de um atraso, deputado, quando evangélicos submetem o Estado à vontade de dogmas.

Sou professor da rede pública estadual e, em minhas salas, há alunos homossexuais. Na semana passada, no canto de um corredor, deparei-me com um aluno chorando. Estudioso, educado, bom ser humano, sua homossexualidade não se esfrega na vulgaridade.

Parei para ouvi-lo. Disse-me que seu pai bateu nele durante um bom tempo com galho fino de goiabeira e, agora, aos 16 anos, esse mesmo pai disse à esposa que não tolera mais ver o filho ser protegido pela mãe. "Minha casa não é lugar de viado."

"Por causa de mim, meu pai vai sair de casa, ele vai deixar a minha mãe", disse-me.

Sua avô é evangélica e não aceita o neto como ele é. Um dia que você tiver maturidade para amar alguém e ser amado, realize essa união com dignidade, com respeito. Mas, antes desse amor, estude, dedique-se ao saber para conseguir no futuro um bom emprego e assim não depender de pessoas, por exemplo, de sua família.

Disse isso e mais, mas sei que foi pouco. A injustiça das igrejas evangélicas sobrepõe-se ao equilíbrio da educação. Penso que a escola onde leciono deveria criar a temática homossexual de forma interdisciplinar, um saber entre história, literatura, biologia.

Deputado, a questão é seríssima, lamentável seu caráter recuar perante o fanatismo.

Um comentário:

Cíntia Souza disse...

Professor Aldo, sem sombra de dúvidas respeito muito seu posicionamento mas acredito que esse assunto é muito amplo, não pode ser discutido com uma simples opinião. Sou evangélica e tenho vários amigos homossexuais e isso não os tornam menores em meu ponto de vista e no ponto de vista de muitos amigos meus com a mesma opção religiosa. Agora falo por mim, tenho consciencia que são pessoas como qualquer outra, no entanto, sofrem grandes preconceitos e são discriminados na maioria das vezes pela própria família e isso pode trazer fortes consequencias sociais e, principalmente, psicológicas.
Existem muitas opiniões formadas por aí a cerca do posicionamento dos evangélicos, mas acredito que nem 1% dessas pessoas já pegaram a bíblia para (pelo menos tentar)entender o que falamos sobre o assunto, e também falo de religiosos (e não cristãos).
A palavra de Deus é muito clara quando diz que Deus ama o pecador e abomina somente o pecado. Quando somos seguidores de Cristo, temos que ter os mesmos princípios dEle, passando por cima, inclusive dos nossos preconceitos (qdo se tem, claro).
Não sou contra os homossexuais, sou contra considerarem nosso posicionamento homofóbico e isso o senhor sabe que acontece.
Queria registrar aqui que as igrejas evangélicas concentram um grande número de ex-homossexuais com belíssimas histórias de vida e que hoje são pessoas muito mais felizes e completas.
Eu acredito que a igreja é só um instrumento, mas é Jesus Cristo que transforma e que tem interesse nessa obra.
Então professor, por pior que seja a situação de alguém, não esqueça, sempre existem dois lados.
Um grande abraço, com muito carinho.