quarta-feira, abril 21, 2010

O Sinplac não quer olhar para si mesmo










Votei na atual direção; entretanto, independente disso, minhas críticas destinam-se ao Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac), à sua forma de se organizar, de escrever na lousa sua maneira de se opor ao governo, ao poder.

Quando o Sinplac surgiu como APL, alegrei-me muito porque acreditei que novas trilhas seriam criadas por mulheres na direção sindical. Na época, trabalhando como repórter do Página 20, publiquei a matéria Fim do monopólio sindical.

Desde aquele dia, mulheres estiveram à frente do Sinplac, no entanto elas nunca deixaram marcas diferentes das marcas masculinas, isto é, mulheres ocupam espaços sindicais como os homens ocupariam. Se é para fazer o mesmo que os homens, melhor ficar em casa cuidando dos maridos e do filhos.

Descentralização

Só existe esta atual forma de organização sindical? só há esta maneira de votar em um dirigente? A atual democracia do Sinplac, cópia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Acre (Sinteac), representa o gênero masculino por ser esse gênero centralizador e por não haver critério qualitativo para escolher o candidato.

Pertence ao gênero feminino descentralização e qualidade [democrática], mas isso não existe no Sinplac.

Imprensa

Não me refiro ao nome Alcilene, atual presidente, mas ao Sinplac de antes e de hoje. O sindicato está acima das direções, muito acima de nomes. O Sinplac permanece, e direções passam.

Trata-se de uma vergonha como se encontra a comunicação do Sinplac. Quando existe, apequena-se com seus panfletos. O Sinplac deve formar uma imprensa autônoma, criada por bons profissionais, jornalistas sem vínculo com a pouca inteligência de obreiros sindicais.

O atual assessor de comunicação do Sinplac, Josafá Batista, está para apresentar uma proposta de um novo jornalismo sindical. Espero que vingue.

Sindicato-empresa

O Sinplac não pode mais se reduzir a receber dinheiro dos filiados. Esse dinheiro precisa criar, por exemplo, bens culturais. O dinheiro sindical precisa criar riqueza e precisa todo ano passar por uma auditoria.

E não é só isso.

Nenhum comentário: