sábado, setembro 11, 2010

Quando o Verde amarela


Ontem, 10, o dia amanheceu com Sol tímido. Acordei cedo, preparei o café para meus pais e para minha esposa, a Mony. Depois, como faço todas as sextas-feiras, saí para comprar o jornal O Globo e O Dia. Cada um, R$ 2.

NO Globo, a candidata Marina Silva (PV) foi entrevistada por vários jornalistas da família Marinho. Um dia antes, Plínio Arruda Sampaio (P-SoL) declarou no mesmo jornal que Marina é “carreirista”.

Em sua entrevista, a acriana do seringal Bagaço repetiu algumas vezes a palavra “educação”: 1) “E pautamos a educação como prioridade”; 2) “Estou propondo que possamos elevar o investimento em educação de 5% para 7% do PIB”; 3) “Vou ficar com a revolução na educação”; 4) “Estamos propondo a ideia de educação integrada. A educação em tempo integral”.

Nesses meus 18 anos de Acre, nunca ouvi Marina Silva falar de ideias sobre educação pública acriana, porque, como amiga de Jorge Viana (ex-governador) e de Arnóbio Marques (governador), Marina silencia-se. Sua crítica destina-se ao PT nacional.

No Acre, o Partido Verde amarela.

Além disso, Marina não especifica o que possa ser “revolução na educação”. No Acre, não houve nenhuma revolução educacional e muito menos ela diz algo. Se for educação em tempo integral, não há algo novo, porque Darcy Ribeiro realizou isso com Brizola no Rio de Janeiro por meio dos Ciep.

Sobre educação, sua entrevista não ultrapassou a cota da superficialidade.

Mas quem sou para escrever isso em um blogue? Leciono há 13 anos no Acre, vivo no olho do furacão.

Lerei a entrevista de José Serra (PSDB).





3 comentários:

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Na verdade o que falta é candidato que fale menos, o produza mais.
O Brasil carece de bons candidatos,. Abraços

Professor Cult disse...

Agora acredito que Plínio Arruda (PSOL) não está gagá coisa nenhuma, 'carreirista' era a palavra adequada que tanto procurava para designar Marina Silva, ele foi na mosca! Um certo blogueiro acreano (um chatonildo que se acha vip, o das 'duas pessoas', aquele seu post maravilhoso) simplesmente a defende cegamente tal como um terrorista xiita. Educação para Marina é e sempre será silenciar, sendo evangélica tenho mais insumos para acreditar que vai perpetuar a ignorância do Velho Testamento isso sim! Como sempre você está cada dia mais lúcido, e eu, humilde leitor assíduo de suas palavras, cada dia mais gosto de você! Quem quer saber o que é educação vá visitar escola pública de periferia e aí sim saberá o que passamos! Só corruPTos dizem que está tudo bem! O Partido Verde amarelou mesmo, mas devia ter permanecido verde-tomate PORQUE o tomate sempre fica VERMELHO no fim das contas!!! E a maior ironia de todas vem agora: Irmãos Viana gostam de Marina? NÃO! Ou seja ela é uma tonta em pele de intelectual!!!

Bárbara Clementino disse...

Se Marina é nossa melhor representante como 'personalidade acriana', PQ ela não veio nos ajudar, candidatando-se a governadora? Simples, ela fez acordo com a turma-do-mal liderada pelos Viana Brothers pela manutenção do poder! Se essa droga de florestania teve algum intuito bom foi lá no começo, hoje em dia tudo se perdeu num mar de lama, corrupção e descaso! Morro mas não voto em PV ou PT poque sei que estão no mesmo caldeirão!