sexta-feira, maio 04, 2012

Que escola pública nós queremos?

Ontem, à tarde, a gosma da insanidade sujou funcionários, professores e gestão da escola Heloísa Mourão Marques.

Um aluno não foi à escola para estudar, mas para matar à faca outro aluno. Não conseguiu. Atingida duas vezes, a vítima  encontra-se no hospital. O aluno marginal encontra-se preso.    

Dias antes, um estranho entrou na escola e roubou um celular de uma aluna.

Mas isso não é comigo. A vítima não é meu filho. O marginal não é meu sobrinho. A faca não foi retirada de minha casa. Eu não leciono à tarde. Mais: na prévia, não votei no professor Waldir.

Por último: meu pai chama-se Pôncio Pilatos, e eu aprendi com ele que devemos lavar as mãos diante da desgraça alheia.

Se não fui atingido, permaneço indiferente em meu cristão lugar. Sempre vou à igreja aos domingos. Entrego tudo a Deus.

Eu, entretanto, não creio em um Deus impassível. O Deus em que eu creio não se finge de morto.

Perdi na prévia eleitoral da escola. A professora Osmarina deixou a disputa porque perdeu na prévia - isso foi uma consequência de um acordo entre os professores.

Dessa forma, ou seja, com a saída da professora Osmarina, uma esmagadora quantidade de voto destinou-se ao professor Waldir.

Quando lancei a ideia da prévia, era para não haver briga entre candidatos, era para haver uma unidade absoluta ao redor de um nome, no caso, professor Waldir.

Ora, eu faço parte dessa unidade. A violência na escola me atingiu. O professor Waldir é gente muito boa, um ótimo colega de profissão, e escola pública não é circo para a gente ver pegar fogo.

Na tristeza ou na alegria escolar, estamos juntos, todos, funcionários, professores e gestão, porque não se trata de diretor A ou B, mas da imagem do lugar onde trabalhamos.

Eis o sentido da prévio, agora é hora de manter esta palavra: unidade.

Nesta semana, uma reunião urgente é necessária.
  

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com voce o diretor dessa Escola fara um bom trabalho se tiver Unidade...caso contrario nao e somente ele que nao desempenhara seu papel com eficiencia, e sim todos os demais...