domingo, fevereiro 24, 2013

O governador e os seus livros (2)


"Nosso amigo Tião Viana deve ter sido o único governador que, logo após eleger-se, montou em seu Gabinete uma Biblioteca. 'E ela está aberta para qualquer pessoa que queira um livro emprestado', ele me disse esta manhã, após uma rápida conversa. Fiz questão da foto por dois motivos: Primeiro, o Tião é um leitor voraz desde longe e são sempre muito boas as suas indicações: agora mesmo está nos estimulando a reler “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. Discutimos sobre livros há anos. Tempo? Ele confidenciou-me que lê nas madrugadas (deve ser a prática dos plantões, como médico); e, por segundo, é gratificante um Governador escolher livros para seu ambiente de trabalho, um exemplo a ser seguido. A foto é do amigo Leonildo Rosas."
Se o assunto é biblioteca, estamos falando tão somente de dois valores: LEITURA e ESCRITA. Nesse sentido, as Bibliotecas do Estado e da Floresta não têm uma política de leitura e de escrita, não havendo nenhuma relação com as escolas públicas.


Na Biblioteca da Floresta, poderia haver redação com alunos do ensino fundamental e com alunos do ensino médio. Esses alunos deveriam se escolhidos por meio de concurso redacional nas escolas e por suas condições sociais.


Um jornal escrito por alunos sem gerenciamento de partido, um jornal sobre LEITURA e sobre ESCRITA. Esses alunos receberiam uma ajuda financeira e receberiam um certificado.

Eles trabalhariam durante um ano, e, depois desse tempo, outros alunos se submeteriam a novo concurso.

Claro que tenho mais ideia sobre isso, mas náo quero cansar quem lê este texto.

Marcos Afonso, na condição de diretor de uma biblioteca, pessoas dependem de vc para ter acesso a uma outra realidade, por exemplo, a de LEITURA e a de ESCRITA. A biblioteca precisa se aproximar da escola pública com um projeto de estado, algo acima do PT, do PMDB, do PC do B.




Nenhum comentário: