segunda-feira, dezembro 02, 2013

Após um ano

Em 15 de setembro, faz um ano que cheguei ao Rio de Janeiro. Até hoje não me acostumei com a pilhagem desta cidade.

A vida tranquila no Acre está longe de existir aqui, muito longe. Saudade de um lugar monótono e menos desumano chamado Acre.

Tenho vivido em paz com a minha amada Mony e com os meus amados livros. Tenho lido muito. Entre as páginas, tenho me dedicado à leitura de Pierre Bourdieu.

Quero compreender o conceito de estrutura. Para isso, tracei uma linha de livros desse sociólogo. Li A Reprodução. Estou acabando de ler O Senso Prático. Comecei a ler A Distinção.

Em outros anos, li O Poder Simbólico, Sobre a TV, A Miséria do Mundo e A Dominação Masculina.

Depois de concluir as duas leituras, lerei um cara que sempre deixei à margem e, por isso, um erro, ele: Lévi-Strauss. O primeiro livro será As Estruturas Elementares do Parentesco, obra que também fundamenta o estruturalismo de Bordieu.

E, na próxima semana, começarei a escrever para a revista Ponto da Educação.

Estou ainda vivo e ainda feliz.
  

Um comentário:

Danielle disse...

Olá professor. Recomendo que leia Tristes Trópicos também do Claude Levi Strauss quando terminar As estruturas elementares do parentesco. Tive outra visão do indigena brasileiro depois dessa leitura. Algumas das tribos brasileiras em uma leitura poética e apaixonante.