domingo, abril 27, 2014

A importância de ler Orígenes


Um ex-aluno cita a Bíblia para justificar o erro de ser gay. Orígenes já falava de interpretação há muito tempo.   

Elaborado por mim, deixo aqui parte de meu texto sobre a primeira patrística.

Pensador da Primeira Escolástica, Orígenes de Alexandria ou Orígenes de Cesareia existiu entre 185 e 254, tendo como mestres Clemente de Alexandria (150-215) e Amônio Sacas (175-240/42). Considerando que “conhecer” é “nomear”, a razão, segundo Erígena, deve descobrir o significado profundo que se oculta sob as palavras da Escritura.

No livro “Arte e beleza na estética medieval”, Umberto Eco afirma que, com Orígenes, nasce o “discurso teologal”, o qual não é mais discurso sobre Deus, mas sobre sua Escritura. Assim , quanto à interpretação, Orígenes, que parte do texto bíblico, admite três sentidos para a leitura do sagrado: o corporal (literal), o moral (psíquico) e o místico (pneumatológico), sendo que os dois últimos relacionam-se ao sentido alegórico, cujo método herdou-se de Fílon, o judeu.

O sentido corporal, que é o imediato, o superficial, o histórico, também se chama de primeiro significado por ser o sentido literal, e ele se destina às pessoas comuns, a uma multidão que só compreende o mais simples. Quanto ao sentido moral ou psicológico (anima), a palavra destina-se ao leitor avançado; e o sentido místico é o mais profundo, destinado ao cristão perfeito. O alegórico, como se dá pela imagem por meio de conceito, é onde o saber o espírito surge, porque esse sentido não se limita à aparência literal da palavra.


Orígenes (185-254)

Nenhum comentário: